Notícias
Brasil conquista extensão marítima do tamanho da Alemanha

Uma decisão histórica da Organização das Nações Unidas (ONU) garantiu ao Brasil o recta de explorar uma novidade superfície marítima de aproximadamente 360 milénio quilômetros quadrados, o equivalente ao território da Alemanha. A região, chamada de Margem Equatorial, se estende do Amapá ao Rio Grande do Setentrião e ultrapassa os limites tradicionais da Zona Econômica Exclusiva do país.
Com essa ampliação da plataforma continental, o Brasil passa a ter controle sobre os recursos naturais do leito e subsolo marítimo na superfície recém-reconhecida. A conquista foi celebrada pela Marinha, que coordenou os estudos técnicos para a solicitação junto à Percentagem de Limites da Plataforma Continental (CLPC) da ONU, contando com o pedestal da Petrobras, da Filial Pátrio do Petróleo (ANP) e outras instituições.
++ Casa onde David Bowie passou a infância vai a leilão por valor milionário
Embora a novidade superfície esteja situada na mesma região onde a Petrobras pretende realizar perfurações para exploração de petróleo, a estatal ainda aguarda liberação ambiental para iniciar suas atividades dentro das 200 milhas náuticas já pertencentes ao Brasil. O governo federalista tem pressionado pelo progressão do projeto, enquanto órgãos ambientais analisam os possíveis impactos.
++ Foguete alemão cai no mar segundos após lançamento e explode no impacto
Essa expansão do território marítimo fortalece a soberania brasileira sobre o Atlântico e pode simbolizar um progressão estratégico para a economia e a exploração de recursos naturais no horizonte.