Conecte-se conosco

Curiosidades

Aviões, mural secreto e até sege são encontrados em naufrágio da Segunda Guerra a 5 milénio metros no Pacífico

Published

on


Uma expedição conduzida pela NOAA Ocean Exploration revelou um cenário surpreendente no fundo do Oceano Pacífico: sobras de aeronaves, peças históricas e até um sege foram encontrados ao volta do porta-aviões USS Yorktown, afundado durante a Segunda Guerra Mundial. A missão, realizada com tecnologia de ponta e veículos submersíveis operados remotamente, trouxe à tona relíquias preservadas por mais de 80 anos sobre cinco milénio metros de profundidade.

Entre os destroços estavam ao menos três aviões militares que participaram da emblemática Guerra de Midway, em 1942. Dois bombardeiros Douglas SBD Dauntless foram localizados próximos à popa do Yorktown. Um deles ainda carregava uma petardo presa sob a fuselagem, sugerindo que não chegou a ser lançado em combate.

++ Presença de cardeal acusado de acobertar abusos no funeral do Papa gera revolta nos bastidores do Vaticano

Outro protótipo identificado trazia o número “B5” na lateral, possivelmente pertencente ao USS Enterprise. Registros históricos indicam que o Yorktown resgatou aeronaves danificadas do porta-aviões coligado depois ataques contra navios japoneses — algumas dessas máquinas teriam afundado junto com o navio depois os bombardeios subsequentes.

A operação também revelou itens inesperados: câmeras captaram imagens de um grande mural pintado à mão com o título “Um Planta de Cruzeiros do USS Yorktown”, antes visível unicamente em fotografias incompletas. Com mais de 13 metros de extensão, a obra estava oculta em um macróbio poço de elevador.

++ Morre aos 100 anos judeu que driblou o nazismo

Em meio ao campo de destroços, os pesquisadores ainda localizaram um sege da Ford da era, possivelmente transportado a bordo uma vez que item pessoal de qualquer solene. A invenção amplia o entendimento sobre os eventos daquele combate decisivo e oferece novas pistas sobre a vida a bordo de um dos mais importantes navios da marinha norte-americana.

A equipe pretende dar sequência às investigações para confirmar a origem exata das aeronaves e aprofundar o mapeamento desse impressionante ror submerso da história militar.

 



Leia mais na fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon