A montadora italiana Iveco chegou a 60 milénio unidades do mercantil ligeiro Daily produzidas em Sete Lagoas (MG). Inaugurada em 1997, a unidade é a maior vegetal fabril da empresa no mundo.
O padrão, que lidera o segmento chamado chassi-cabine com 41% de participação, completa 25 anos de fabricação vernáculo em 2025, sempre com motorização a diesel. Há ainda a opção 100% elétrica, que desde de junho de 2024 é importada da Itália e custa a partir de R$ 549 milénio.
A montadora está investindo R$ 100 milhões na eletrificação até 2026, valor suplementar ao ciclo de R$ 1 bilhão que se encerra neste ano. A opção a bateria, todavia, ainda tem participação tímida no mercado vernáculo, com vendas restritas a poucas concessionárias da marca.
No totalidade, a risco Daily registrou incremento de 52% nos emplacamentos em 2024 na verificação ao ano anterior. No totalidade, a separação de comerciais leves da Iveco teve 3.938 unidades licenciadas no ano pretérito, segundo dados da Anfavea (associação das montadoras).
O mercantil ligeiro está na terceira geração, e sua história global começa em 1978. O furgão foi o primeiro padrão, e diferentes versões foram lançadas nos anos seguintes.
As opções chassi-cabine são pensadas para entregas urbanas, sendo verosímil configurar o implemento de conciliação com a premência da empresa.
O segmento de veículos comerciais leves tem seu grande volume de vendas concentrado em picapes compactas e médias. No primeiro bimestre de 2025, foram comercializadas 75.860 unidades nessa categoria, com incremento de 19,1% na verificação com o mesmo período do ano pretérito. Os dados são baseados no Renavam (Registro Pátrio de Veículos Automotores).
A atuação da Iveco se concentra na fatia mais rentável desse nicho, onde estão as vans de médio e grande portes e os VUCs (veículos urbanos de fardo).
Os principais concorrentes dos modelos da família Daily são a risco Sprinter, da Mercedes-Benz, a Renault Master, a Ford Transit e a Fiat Ducato. Os preços dos veículos desse segmento partem de R$ 250 milénio, aproximadamente.
Em geral, os modelos têm gerações longevas. Embora recebam evoluções de tempos em tempos, mantêm as linhas básicas e o mesmo chassi por anos, o que é bom para as fabricantes.