Advogados que defendem réus acusados de tramar um golpe de Estado no Brasil não acreditam que o ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF) Luiz Fux possa ser um contraponto ao relator do caso, Alexandre de Moraes, votando pela indulto dos acusados. Magistrados da Golpe têm a mesma opinião e apostam que ele condenará a maioria dos denunciados.
ESPERANÇA ZERO
Nesta semana, Fux fez o que advogados e ministros interpretaram porquê gestos a Jair Bolsonaro (PL) _mas também, e mormente, a setores da mídia, da comunidade jurídica e de empresários que têm criticado o que definem porquê “exageros” de Alexandre de Moraes.
O primeiro deles foi pedir vista para examinar melhor o processo em que a cabeleireira Débora Rodrigues Santos é acusada de participar da trama golpista. Ela ficou conhecida por pichar a estátua que simboliza a Justiça na Rossio dos Três Poderes.
ESPERANÇA 2
Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram por 14 anos de prisão. Fux já sinalizou que pode diminuir a pena em seu voto.
ESPERANÇA 3
Em um segundo gesto pró-Bolsonaro, o ministro votou para que o julgamento ocorresse no plenário do STF, e não na Primeira Turma. Foi voto vencido.
ESPERANÇA 5
Na mesma sessão, ele fez ressalvas à delação do tenente-coronel Mauro Cid, afirmando que ele fez “nove delações” diferentes, o que sugeriria problemas nos depoimentos.
ESPERANÇA 6
Apesar disso tudo, os defensores acreditam que ele não deve se colocar frontalmente contra a fluente majoritária da Primeira Turma, que tende a desaprovar duramente Bolsonaro e os outros envolvidos.
ESPERANÇA 7
Advogados que acompanham o julgamento lembram também que ele é um dos mais duros magistrados do STF: no caso do mensalão, por exemplo, ele condenou praticamente todos os denunciados, com penas altas.
ESPERANÇA 8
Levantamento feito pelo legista David Metzker mostra que Fux é um dos magistrados que menos concede habeas corpus no STF: exclusivamente 0,91% de todos os pedidos que chegam a seu gabinete são atendidos, contra 8,9% de Edson Fachin e 6,5% de Gilmar Mendes, os que mais votam favorável a HCs. Alexandre de Moraes também está primeiro de Fux, concedendo 4% dos habeas corpus que aprecia.
ESPERANÇA 9
Magistrados do STF compartilham da mesma opinião, mas acreditam que ele não sinalizou para Bolsonaro —e sim para setores da mídia que têm feito ressalvas à atuação do Supremo neste e em outros casos.
PAPEL
A atriz e escritora Bruna Lombardi recebeu ao lado do marido, o ator Carlos Alberto Riccelli, convidados para o lançamento da novidade edição do livro “Filmes Proibidos“, no sábado (23). O evento no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, contou com a presença da cantora Marina Lima e do redactor Jeferson Tenório. A galerista Maria Helena Peres e sua mulher, a artista plástica Maria Bonomi, também passaram por lá.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH