Notícias
novidade espécie de vegetal é invenção em parque nos EUA

Cientistas descobriram uma novidade espécie de vegetal nos Estados Unidos. O diabo-lanoso, ou “wooly devil” (diabo de velo), foi encontrado no Parque Pátrio Big Bend, no Texas. A vegetal, com ramagem felpuda, cresce entre as rochas do deserto, em uma região árida. Seu nome científico, Ovicula biradiata, faz referência à sua forma única e à fauna lugar.
++ Adolescente passa por cirurgia inédita para remover “gêmeo parasitário” de 16 kg
O diabo-lanoso é uma vegetal de pequeno porte, com menos de um centímetro de diâmetro em alguns casos. Seu gênero, Ovicula, é completamente novo e pertence à família das margaridas. O nome “diabo-lanoso” foi inspirado na forma das pétalas, que lembram cornos, e na proximidade de uma espaço chamada “toca do diabo”. A vegetal é tão discreta que é fácil ser ofuscada pelo cascalho ao seu volta.
Apesar de crescer em um envolvente sequioso, o diabo-lanoso só floresce com chuva. Ele vive em áreas próximas a vegetais tolerantes à seca, porquê o cacto-ouriço. Pesquisas indicam que as condições extremas de seu habitat podem colocar a espécie em risco. Os cientistas estão preocupados com sua sobrevivência, já que a vegetal foi encontrada em unicamente três locais limitados no parque.
++ Conheça qual é a planta marinha mais antiga do mundo
A invenção também trouxe interesse em estudar as propriedades medicinais da vegetal. Glândulas com aplicações anticancerígenas e anti-inflamatórias foram identificadas no microscópio. Com isso, novos estudos sobre seu ciclo de vida, polinizadores e possíveis usos medicinais estão sendo planejados. A invenção do diabo-lanoso abre uma novidade página na pesquisa sobre as vegetais do deserto e sua adaptação a ambientes extremos.
Nascente: PhytoKeys