Mistérios
Arqueólogos encontram colher de bronze de 2 milénio anos que era usada para ‘prever o horizonte’

Arqueólogos descobriram uma colher de bronze de 2 milénio anos na Ilhota de Man. O artefato, datado da Idade do Ferro, foi encontrado em uma propriedade privada com a ajuda de um detector de metais. Essa é a primeira invenção desse tipo na região e o 28° réplica já registrado no mundo.
++ Mistério cercado de arte e fortuna marca desaparecimento da ovelha Baanksy
Os especialistas acreditam que a colher era usada em rituais de adivinhação. O objeto tem uma ponta oval com uma cruz gravada e pode ter sido secção de um conjunto. Segundo estudiosos, líquidos poderiam ser derramados sobre a cruz para indicar presságios. No entanto, o exato método de uso ainda é um mistério.
Descobertas desse período são raras, o que torna o descoberto ainda mais valioso. Allison Fox, curadora de Arqueologia do Patrimônio Pátrio de Manx, destaca a valimento do item. Para ela, a colher reforça a presença de práticas rituais na Ilhota de Man durante a Idade do Ferro.
Agora, o artefato será estudado para ampliar o conhecimento sobre os povos antigos. Os pesquisadores esperam que a peça traga novas pistas sobre os costumes e crenças da estação. Essa invenção coloca a Ilhota de Man no planta dos rituais pré-históricos e pode revelar segredos do pretérito.