Mistérios
Mistério rodeado de arte e riqueza marca desaparecimento da ovelha Baanksy

Uma ovelha talentosa e valiosa está no núcleo de um mistério na África do Sul. Baanksy, conhecida mundialmente por suas pinturas, desapareceu no início de fevereiro e seus donos oferecem uma recompensa de R$ 1,2 milhão por informações que levem ao seu paradeiro. O sumiço ocorreu na região vinícola de Winelands, e a suspeita é de que o bicho tenha sido furtado ou se perdido.
Joanne Lefson, dona do santuário onde Baanksy vive, relatou que não há sinais de invasão no sítio e que a polícia já foi acionada. “Não temos pistas, exclusivamente sabemos que essa ovelha em pessoal sumiu enquanto outras permaneceram”, disse ela ao jornal Daily Voice. Porquê particularidade marcante, o bicho pode ser reconhecido por possuir vestígios de tinta nos cascos.
++ Amazônia: antigas civilizações são reveladas em pintura milenar
A história de Baanksy é tão inusitada quanto seu desaparecimento. O bicho foi resgatado ainda filhote em 2022 e, durante sua restauração, passou a conviver com um porco chamado Pigcasso, famoso por suas pinturas. Observando seu companheiro, a ovelha acabou adquirindo a mesma habilidade, e suas obras começaram a ser vendidas para colecionadores ao volta do mundo.
++ Pesquisadores encontram mandíbula de mastodonte no quintal de uma casa em Nova York
Mesmo com uma curso recente na arte, Baanksy já conquistava nomeada global e ajudava a receber fundos para a preservação dos animais. Agora, seu paradeiro é um mistério, e o santuário segue na procura por qualquer pista que possa levar à sua localização.