Curiosidades
Porquê os primeiros humanos começaram a se expedir

A informação é uma das características fundamentais da humanidade, mas nem sempre foi uma vez que conhecemos hoje. A linguagem falada e escrita passou por um longo processo de evolução, e sua origem ainda é um dos maiores mistérios da ciência. Sem registros diretos, especialistas baseiam suas hipóteses em evidências arqueológicas e estudos sobre o desenvolvimento do cérebro humano.
Uma das teorias mais recentes sugere que a linguagem pode ter surgido há tapume de 1,6 milhão de anos, muito antes da estimativa anterior de 200 milénio anos. Essa hipótese foi levantada pelo arqueólogo britânico Steven Mithen, que acredita que a fala desempenhou um papel crucial na evolução física e cultural dos primeiros humanos.
Ainda não há consenso sobre uma vez que os ancestrais do Homo sapiens se comunicavam antes da linguagem estruturada. Entre as principais hipóteses, duas se destacam.
++ O milagre que dividiu a Igreja: a história por trás da hóstia de Juazeiro
Uma delas sugere que os primeiros humanos imitavam sons da natureza, uma vez que o esquina dos pássaros ou o estrondo do vento, para simbolizar objetos ou situações. Com o tempo, esses sons evoluíram para palavras rudimentares.
Outra teoria propõe que a informação começou com gestos e expressões faciais. Esse sistema teria se tornado mais multíplice ao longo das gerações, até que sons passaram a complementar os gestos, tornando a fala uma utensílio mais eficiente para a sobrevivência.
O estudo de Mithen aponta que a linguagem não foi simplesmente “inventada”, mas sim um elemento importante na evolução humana. Pesquisas indicam que, há tapume de 2 milhões de anos, o cérebro dos hominídeos começou a crescer rapidamente, e, por volta de 1,5 milhão de anos detrás, áreas responsáveis pela linguagem já estavam se desenvolvendo.
Aliás, mudanças na estrutura do crânio e na posição do trato vocal facilitaram a produção de sons mais variados, tornando a fala verosímil. O surgimento da linguagem pode ter sido um fator decisivo para a sobrevivência humana, permitindo a organização em grupos, a caça cooperativa e a transmissão de conhecimento entre gerações.
++ Justiça francesa determina mudança de nome de bairro com termo racista
Embora os primeiros sons emitidos pelos humanos primitivos não fossem palavras no sentido moderno, acredita-se que já existiam expressões associadas a objetos ou eventos importantes. Termos relacionados à caça, risco e alimento podem ter sido os primeiros a surgir.
Mithen sugere que algumas estruturas linguísticas dessa quadra podem ter sido preservadas até os dias de hoje. Ainda que a linguagem tenha evoluído ao longo de milhões de anos, sua base pode ter raízes muito mais profundas do que imaginamos, moldando a forma uma vez que nos comunicamos até hoje.