Esporte
vender carruagem para concessionária vira melhor opção

“Quanto mais players você tem, mais alternativas o consumidor tem. E, em um envolvente competitivo, as concessionárias e as marcas precisam ser mais espertas e criativas para não perder o cliente”, afirma Bacellar.
O bônus de troca é uma dessas estratégias. Ele permite que a montadora mantenha seus preços de tábua competitivos, ao mesmo tempo em que oferece um incentivo financeiro para que o cliente feche negócio. E há outra vantagem para as concessionárias: muitas vezes, o consumidor entra na loja interessado em um seminovo e sai com um zero-quilômetro.
“Aquele cliente que chega para comprar um seminovo pode ser seduzido pela oferta de um carruagem novo com um bônus na troca. O vendedor joga o desconto na mesa, mostra as vantagens do financiamento e, de repente, convence o cliente a trespassar com um protótipo zero”, explica o profissional.
Além da questão financeira, há um fator psicológico que pesa em prol da troca na concessionária: a segurança. Quem já tentou vender um carruagem por conta própria sabe dos riscos envolvidos. Marcar encontro com desconhecidos, negociar com atravessadores, percorrer o risco de golpes ou até mesmo de assaltos são preocupações reais para quem tenta vender o carruagem sozinho.
“Muitas lojas oferecem revisão, garantias adicionais e até serviços para facilitar a transferência do veículo, quase porquê se estivesse comprando um carruagem novo. Isso passa uma segurança maior para o comprador”, diz o profissional.
O porvir do mercado de usados
O que antes era uma prática limitada a poucas montadoras agora se tornou tendência. Concessionárias e fabricantes perceberam que não podem mais ignorar o mercado de seminovos, que continua sendo a opção mais atingível para muitos brasileiros.