Notícias
Cidade da Paraíba cria primeira lei do Brasil para proteger firmamento noturno
A cidade de Matureia, na Paraíba, entrou na vanguarda pela proteção do firmamento noturno contra a poluição luminosa.
++ Pesquisadores brasileiros desenvolvem alternativa para salvar jumentos da extinção
De convenção com o Índice de Potencial Astroturístico, feito pela expedição Entre Parques, o lugar é o quinto mais promissor do país para observar estrelas, planetas e outros fenômenos do firmamento noturno
“O firmamento de Matureia não deve em zero para os outros lugares e nós temos diferenciais que eles não têm, temos um povo receptivo e hospitaleiro”, declarou Matheus Jerônimo, vereador da cidade de Maureia, e que apresentou o projeto em parceria com Ariano Dantas. O principal foco foi comentar sobre a Lei nº 592/2025, que prevê a substituição gradual das luminárias antigas por LEDs com baixa emissão de luz.
++ Vulcão Taftan, no Irã, mostra sinais de atividade após 700 mil anos
A novidade lei tem objetivos, porquê: ajudar a fomentar o turismo na região e prometer que a poluição luminosa não interfira na reparo do firmamento. Esta é a primeira legislação do tipo no Brasil. Outrossim, a lei é importantíssima para a pequena cidade paraibana. Segundo Matheus, “esse nosso projeto de lei, na vanguarda da iluminação pública, serve para que se fomente cada vez mais nosso turismo e gere serviço e renda na cidade”.