Conecte-se conosco

Curiosidades

Você sabia? Culturas ancestrais moldavam crânios porquê símbolo de poder

Published

on


Ao longo de milênios, diferentes povos distintos dos quatro cantos do mundo desenvolveram a cultura da deformação sintético dos crânios, ao qual poderia ser para manter a posição de privilégio da família ou por devoção religiosa.

++ Finlândia inaugura a maior bateria de areia do mundo para armazenar energia limpa

Uma equipe de arqueólogos identificaram essa prática em povos ancestrais em todos os continentes habitados por humanos. De sítios na Itália à China, escavações revelaram sobras mortais com crânios moldados, alguns datados de mais de 12 milénio anos.

O antropólogo Matthew Velasco, professor na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, detalha as tradições de dois desses povos: os Collaguas e os Cavanas, vizinhos que habitavam o Vale do Colca, no Peru. Segundo a obra, entre 1100 e 1450 anos detrás, os Collaguas empregavam técnicas para moldar suas cabeças em um formato longo e estreito, enquanto os Cavanas preferiam crânios largos e achatados.

Essas modificações imitavam o estampa das montanhas andinas, sagradas para as duas culturas, que fundamentado nos registro de um escrivão espanhol do século XVI, apresenta evidências da devoção de cada um dos povos.

++ NASA sugere possibilidade de vida extraterrestre em Ceres

“Montanhas e objetos sagrados podiam ser plenamente tratados porquê pessoas. As montanhas, em privado, eram consideradas participantes vitais da sociedade e, porquê antropólogos, levamos essa teoria a sério, mesmo que pareça estranha”, explicou o pesquisador, em uma entrevista ao New York Times.



Leia mais na fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon