Conecte-se conosco

Notícias

Trump prenúncio enviar tropas para Chicago e renomeia Departamento de Resguardo para “Departamento de Guerra”

Published

on


Imagem polêmica publicada por Donald Trump sugere ação militar em Chicago, gerando reações intensas de autoridades locais. (Foto: X)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou polêmica ao publicar uma imagem gerada por perceptibilidade sintético em sua rede Truth Social, sugerindo uma iminente ação militar em Chicago. A ilustração, inspirada no filme “Apocalypse Now”, mostra Trump em trajes militares em uma praia em chamas, com helicópteros ao fundo, e frases porquê “Eu senhoril o cheiro de deportações pela manhã” e “Chicago vai deslindar por que se labareda Departamento de Guerra”.

A publicação foi acompanhada do pregão de que o Departamento de Resguardo voltará a ser chamado por seu nome original: Departamento de Guerra. Segundo Trump, a mudança visa promover uma “moral guerreira” no país. A medida gerou críticas imediatas de autoridades locais.

O governador de Illinois, JB Pritzker, classificou Trump porquê um “varão assustado” e afirmou que “Illinois não será intimidado por um aspirante a ditador”. Já o prefeito de Chicago, Brandon Johnson, declarou que as ameaças do presidente “violam a honra da país” e que Trump quer “ocupar a cidade e quebrar a Constituição”.

Trump justificou a verosímil mediação federalista com base na alegada desordem pública e altos índices de imigração ilícito. Ele já havia enviado tropas da Guarda Vernáculo para Los Angeles em junho, ação considerada fora de sua competência por um juiz da Califórnia — decisão que ainda pode ser contestada judicialmente.

Apesar da resistência de Pritzker e Johnson, Trump afirmou nesta terça-feira que “vai entrar” em Chicago, independentemente de autorização lugar. “Temos o recta de fazer isso”, declarou da Mansão Branca, demonstrando impaciência com a recusa do governador em solicitar ajuda federalista.

A tensão entre o governo federalista e líderes locais se intensifica, com protestos em Illinois contra a militarização das cidades e o uso político das Forças Armadas. A população teme que tais ações comprometam a democracia e os direitos civis.



Source link

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon