Notícias
Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por violência política contra prefeita do PT

A Advocacia do Senado Federalista protocolou, na última quinta-feira (4), um pedido de prisão preventiva contra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). A ação tem origem em um processo movido pelo Ministério Público Eleitoral, que o acusa de violência política de gênero contra a ex-senadora e atual prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT).
++ Carlo Acutis é canonizado e se torna o primeiro Santo Millennial da Igreja católica
Segundo a solicitação, existem indícios consistentes de que Ciro mantém condutas ilícitas direcionadas à prefeita. Aliás, a resguardo de Janaína apresentou publicações recentes nas redes sociais porquê provas de que os ataques continuam ocorrendo.
Os advogados do Senado também solicitaram medidas protetivas caso a prisão não seja decretada. Entre elas estão a proibição de contato direto ou indireto, a restrição de aproximação em um relâmpago mínimo de 500 metros e a vedação de manifestações que possam magoar a integridade moral da prefeita.
++ União Europeia restringe esmaltes em gel por risco à saúde
Por término, o caso reacende o debate vernáculo sobre a violência política de gênero. Ele reforça a preço das instituições na proteção de mulheres que ocupam cargos públicos e sofrem intimidações em razão de sua atuação.