Conecte-se conosco

Notícias

Polícia invade mansão de herdeira nazista em procura de quadro roubado, mas encontra surpresa

Published

on


Um quadro roubado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial voltou a ser níveo de investigação em seguida décadas de buscas. A obra Retrato de Senhora (1743), do pintor italiano Giuseppe Ghislandi, que pertencia ao marchand judeu Jacques Goudstikker, foi recentemente identificada em uma mansão no litoral atlântico da Argentina, mas desapareceu pouco antes da chegada das autoridades.

O jornal holandês Algemeen Dagblad revelou que o quadro foi localizado em seguida jornalistas, com esteio do investigador jubilado Paul Post, reconhecerem a pintura em fotos de um site imobiliário. A residência seria de Patricia, filha de Friedrich Kadgien, burocrata nazista com ligações diretas a Hermann Göring e assinalado uma vez que um dos principais operadores financeiros de Hitler. Kadgien fugiu da Europa ao término da guerra, viveu no Brasil e depois se estabeleceu em Buenos Aires, onde morreu em 1978.

++ Homem é preso por queimar bandeira dos EUA em frente à Casa Branca

Quando a polícia argentina entrou na mansão de Patricia na última segunda-feira (25), encontrou no lugar do quadro somente uma tapeçaria, o que levantou a suspeita de que a obra tenha sido retirada às pressas. “Está evidente que onde encontramos uma tapeçaria havia, até pouco tempo, outra coisa”, disse um policial ao La Nación.

Durante a guerra, Goudstikker morreu em 1940 ao tombar no porão de um navio enquanto tentava fugir dos nazistas para a Inglaterra. Já Kadgien esteve envolvido no confisco de diamantes e obras de arte em Amsterdã. Interrogado por militares americanos na Suíça, foi descrito uma vez que “uma serpente da pior espécie” e suspeito de ter escondido uma riqueza antes de reconstruir sua vida na América do Sul.

++ Intérprete de Chiquinha, María Antonieta de las Nieves, é internada por crise de ansiedade

As autoridades argentinas seguem em procura da pintura, considerada um importante patrimônio histórico. Patricia e o marido não foram acusados formalmente até agora, mas podem responder por ocultação e contrabando. Porquê o transgressão está ligado ao Imolação, não há prazo de receita para uma eventual responsabilização.



Source link

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon