Notícias
Mulher é acusada de registrar cadela porquê eleitora nos Estados Unidos

Uma moradora da Califórnia está sendo processada posteriormente tentar registrar sua cadela para votar. Laura Yourex, de 62 anos, residente em Costa Mesa, compareceu ao tribunal nesta terça-feira (9) e enfrenta acusações de fraude eleitoral e perjúrio que podem resultar em até seis anos de prisão.
Segundo a promotoria, Yourex teria viciado documentos e realizado registros ilegais em nome de “Maya Jean”, sua cadela. O caso ganhou repercussão depois que a americana publicou, em 2021, uma foto do bicho com um adesivo “Eu votei” durante uma eleição regional.
Mesmo posteriormente a morte da cadela, em outubro de 2024, a acusada voltou a ironizar o sistema ao compartilhar nas redes sociais a coleira de Maya ao lado de um boletim de voto, com a legenda: “Maya ainda recebe sua cédula”.
++ Dormir no escuro total pode ser a chave para um sono saudável e mente equilibrada
Resguardo alega protesto
O jurisconsulto de Yourex, Jaime Coulter, afirmou que sua cliente não tentou manipular o resultado de nenhuma eleição, mas exclusivamente expor falhas no processo de registro. “Ela lamenta sinceramente a forma desajeitada porquê tentou mostrar que até um cão poderia ser cadastrado. Foi a própria Laura quem denunciou o caso às autoridades do condado de Orange”, declarou.
De concórdia com a promotoria, no entanto, os votos em nome da cadela foram rejeitados nas primárias de 2022. O órgão explicou que, em eleições regionais, não há exigência imediata de comprovação de residência ou identidade no registro, mas essa lanço é obrigatória para a primeira votação em contexto federalista.
++ Justiça reconhece abandono afetivo e condena pai a indenizar filho em R$30 mil reais
Debate sobre segurança eleitoral
O incidente reacende discussões sobre a confiabilidade do sistema eleitoral americano. Desde as eleições de 2020, apoiadores do ex-presidente Donald Trump têm levantado, sem provas, alegações de fraudes em larga graduação. Pesquisas independentes não encontraram evidências relevantes de votos ilegítimos, mas casos isolados porquê o de Yourex são usados por setores políticos porquê argumento em debates sobre segurança e reformas no processo eleitoral.