Notícias
Fenômeno atmosférico vasqueiro provoca apagão em Espanha e Portugal

Uma lapso inesperada no sistema elétrico deixou Espanha e Portugal parcialmente às escuras nesta segunda-feira, 28, afetando trens, metrôs e aeroportos em diversas cidades. O blecaute começou por volta das 12h30 em Madri (11h30 em Lisboa) e teve impacto súbito no transporte público e nos serviços essenciais.
De concordância com a operadora portuguesa REN (Redes Energéticas Nacionais), a interrupção no provimento de robustez foi provocada por um distúrbio na rede espanhola, associado a um evento atmosférico incomum: uma “vibração atmosférica induzida”. As oscilações detectadas nas linhas de subida tensão (400 kV) foram atribuídas a variações extremas de temperatura registradas no interno da Espanha.
++ Britânico transforma casa de 1 euro na Itália em sucesso de locações e planeja expansão
Em expedido, a REN afirmou estar mobilizada para restabelecer o fornecimento em todo o país, em colaboração com as empresas do setor energético e a operadora espanhola Red Eléctrica. Embora tenha alertado que a recuperação completa poderia levar até uma semana, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, expressou otimismo de que o sistema seja normalizado ainda nesta segunda-feira. Montenegro também reforçou que a origem do problema está na infraestrutura elétrica espanhola.
A Red Eléctrica, responsável pela transmissão de robustez na Espanha, ainda não divulgou um relatório solene, mas informou a uma emissora sítio que o restabelecimento totalidade do serviço pode levar entre seis e dez horas.
++ Jovem sequestrada na infância é resgatada após 10 anos; vídeo emociona
Durante o blecaute, as autoridades espanholas orientaram a população a restringir os deslocamentos e reservar o contato com os serviços de emergência somente para situações graves. Em Portugal, a polícia alertou sobre possíveis falhas em semáforos e pediu cautela redobrada aos motoristas. A companhia aérea TAP Air Portugal recomendou que passageiros evitassem ir ao aeroporto até novos avisos.
Embora secção do País Cantábrico também tenha sido atingida, a interrupção por lá foi de curta duração. A situação segue sendo monitorada pelas autoridades de ambos os países.