Conecte-se conosco

Curiosidades

Estagiária encontra epístola inédita de Juscelino Kubitschek em pilha de museu

Published

on


Um invento inesperado movimentou os corredores do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Durante atividades de rotina no pilha da instituição, uma estagiária localizou uma epístola original escrita por Juscelino Kubitschek em 1961, ano em que deixou a Presidência da República.

O documento, assinado e com selo em alto-relevo, traz uma mensagem de despedida em que JK agradece ao povo brasílio pelo base durante seu procuração. “Ao aproximar-se o término do meu procuração, venho manifestar-lhe, de modo próprio, o meu reconhecimento pelo seu patriótico base à luta que travei para conduzir a pleno sucesso a justificação do desenvolvimento pátrio”, registra o texto.

++ Livro revela bastidores da estreia de Xuxa no cinema

Na epístola, Kubitschek reforça que manteria o compromisso de servir ao país mesmo depois deixar o incumbência, ocupado até janeiro de 1961, quando foi sucedido por Jânio Quadros.

Segundo Lavínia du Valle, coordenadora do museu, a invenção tem grande relevância histórica. “Documentos uma vez que nascente ajudam a compreender melhor momentos de transição política e os legados deixados por nossos governantes”, afirmou.

++ Quokka: conheça o animal “mais feliz do mundo”

Oriundo de Minas Gerais, Juscelino tinha relação próxima com Poços de Caldas, onde frequentava os antigos cassinos entre as décadas de 1930 e 1940. Seu governo ficou marcado pelo slogan “50 anos em 5”, que simbolizava a meta de apressar a industrialização e modernizar o país. Entre os marcos de sua gestão está a construção de Brasília, inaugurada em 1960.

A epístola já foi incorporada ao pilha permanente do museu e está disponível para visitação pública.



Leia mais na fonte

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat Icon