Notícias
Espaçonave pode tombar inteira na Terreno até maio, alerta cientistas

Um objeto lançado há meio século deve voltar à Terreno: a espaçonave Kosmos 482, secção de uma missão soviética para Vênus que falhou ainda na decolagem, em 1972, estava em trajectória do planeta desde logo, e pode retornar.
++ Motorista faz o “impossível” ao estacionar em local de difícil acesso e habilidade impressiona
A espaçonave provavelmente não será destruída e deve chegar inteiro ao solo, segundo Marco Langbroek, técnico em satélites da Holanda, e que está encarregado pelo estudo. Segundo ele, o módulo é da missão Venera e foi projetado para sustentar condições extremas.
A peça tem murado de um metro de diâmetro e pesa quase 500 kg. Embora sejam considerados baixos, os riscos de impacto existem. Sua queda será semelhante à de um pequeno meteorito, com velocidade estimada de até 242 km/h em seguida passar a atmosfera.
Nas últimas semanas, o módulo se aproximou ainda mais da Terreno. O ponto mais distante de sua trajectória (auge) vem caindo há meses, e agora o ponto mais próximo (perigeu) também está diminuindo, o que indica a iminente reentrada.
++ Inspiração: ex-cobrador de ônibus se forma em medicina aos 47 anos
Com uma inclinação de trajectória de 51,7 graus, o módulo pode tombar em qualquer lugar entre as latitudes 52º setentrião e 52º sul – o que cobre boa secção do planeta. A previsão atual estima a reentrada para 9 de maio, às 16h43 (horário de Brasília).