Curiosidades
“A Mãe pátria labareda”: conheça o monumento russo que já foi a maior estátua do mundo

Você sabia que uma das maiores homenagens escultóricas do mundo está em Volgogrado, na Rússia? A estátua Rodina-Mat Zovyot (“A Mãe Pátria Labareda”) impressiona com seus 85 metros de profundidade, incluindo a punhal erguida, e por muito tempo foi a maior estátua do planeta.
++ Cachorra exibe gingado animado enquanto tutor toca gaita e vídeo viraliza nas redes sociais
Para se ter uma teoria, a Mãe Pátria é quase duas vezes maior que a Estátua da Liberdade, em Novidade York, que mede 46 metros da base até o topo da cabeça (ou 93 metros se incluirmos o pedestal). No entanto, o impacto da estátua vai além do tamanho — seu significado é o que realmente a torna monumental.
A estátua foi erguida na antiga Stalingrado, atual Volgogrado, em memória à Guerra de Stalingrado, um dos confrontos mais decisivos da Segunda Guerra Mundial. Em 1942, os combates intensos entre forças soviéticas e o tropa nazista ocorreram sob temperaturas congelantes. Mais de dois milhões de pessoas perderam a vida, deixando uma marca indelével na história da cidade.
++ STF proíbe uso do Bolsa Família em apostas online
Hoje, a Rodina-Mat não é mais a maior estátua do mundo — título que pertence à Estátua da Unidade, na Índia, com 182 metros de profundidade —, mas continua sendo um símbolo poderoso de resistência, patriotismo e sacrifício do povo russo durante um dos períodos mais sombrios do século XX.